Sobre

APRESENTAÇÃO

O XV Seminário Nacional de Políticas Educacionais & IV Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores tem como tema central: “O desmonte da educação pública e do Estado brasileiro – Quais as saídas possíveis?”O objetivo do evento é debater a atual situação do sistema de educação pública do Brasil em conexão com o desmonte do Estado, com destaque para a situação do trabalho docente. A expectativa é também refletir sobre o papel da educação na concretização de um projeto democrático proposto pela Constituição cidadã de 1988, atualmente em crise, no contexto de um mundo marcado pelo regresso do autoritarismo e da apologia ao racismo e ao patriarcado. No caso específico do Brasil, discutir essa nova onda política  conservadora requer um debate sobre processos de exclusão educacional e de  redução de oportunidades que vêm sendo instado por política públicas que acentuam as desigualdades econômicas, sociais e culturais. Com os eventos busca-se proporcionar o  debate destas questões no âmbito das políticas públicas educacionais, das relações entre cultura e educação e da formação de professores.

Outro objetivo do evento é fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED/UFPA), reunindo seus professores, estudantes e  egressos do programa e de outros PPGs da região, bem como pesquisadores renomados no campo da educação no Brasil e no exterior, convidados a socializar os resultados de suas investigações no âmbito das Linhas de Pesquisa do Programa. E, ainda, promover ações e articulações com pesquisadores de outros países de modo a ampliar o intercâmbio internacional e, assim, garantir maior inserção do conhecimento produzido pelo PPGED/UFPA no meio acadêmico.

O Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA desde 2003 vem oferecendo o Mestrado em Educação e em 2007 obteve aprovação para oferecer o Doutorado, devidamente autorizados e reconhecidos pela CAPES. Os Cursos têm assumido como compromisso a formação do professor/pesquisador, incorporando na sua prática curricular a pesquisa e a produção de conhecimentos acerca da realidade regional, particularmente da educação, em todos os seus ângulos e relações. Na última avaliação quadrienal da CAPES o Programa recebeu a Nota 5 o que demonstra sua consolidação como programa de pós-graduação em educação na Região Amazônica.

Numa perspectiva mais ampliada, as atividades acadêmicas planejadas para o Seminário visam aproximar a comunidade científica do PPGED/UFPA de outros programas de pós-graduação congêneres para compartilhar suas experiências e produções acadêmicas, envolver os docentes pesquisadores com atuação nos cursos de graduação que pesquisam na área de Educação, além de bolsistas de iniciação científica e estudantes que se encontram em processo de formação na educação superior e os “novos sujeitos” – que atuam na defesa do direito à educação.

Desta forma, o convite especial à participação nos eventos é dirigido aos gestores dos sistemas de ensino e aos professores com exercício profissional na educação básica, assim como às associações, sindicatos, organizações não-governamentais e movimentos sociais da área educacional para que possam refletir a respeito de suas práticas institucionais com a mediação dos resultados das pesquisas socializadas no evento e dos debates e proposições coletivas.

OBJETIVOS

  • Promover o diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados a programas de pós-graduação, em torno da temática do evento;
  • Possibilitar o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes no âmbito do Programa;
  • Refletir sobre novas estratégias de ampliação e fortalecimento da pesquisa em Educação, incentivando a produção do conhecimento na Amazônia em articulação com os grandes centros de pesquisa nacionais e internacionais;
  • Contribuir para a melhoria da formação de professores da educação básica e de estudantes de pós-graduação e de graduação;
  • Favorecer o processo de inovação de práticas pedagógicas de professores no âmbito da educação básica e do ensino superior.

PÚBLICO ALVO

Alunos de graduação e pós-graduação; docentes e pesquisadores em Ciências Humanas e afins; profissionais da Educação Básica.

PRAZOS

INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: 27 de setembro a 25 de outubro

INSCRIÇÕES SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: 27 de setembro a 28 de novembro

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS: 06 de dezembro

CONTATO

E-mail da secretaria do evento: xvppgedufpa2021@gmail.com