Resultado dos trabalhos aceitos

GT 1 – GESTÃO, FINANCIAMENTO E CARREIRA DOCENTE

TÍTULO DO TRABALHO AUTORES  
01 A GESTÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017 Alice Raquel Maia Negrão
Maria do Socorro Vasconcelos Pereira
 
02 GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DE ALTAMIRA/PA Jaqueline Costa Mendes
Raimundo Sousa
 
03 UM CAMPO DE LUTA NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS ESFORÇOS ERIGIDOS PELA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA Jefferson Felgueiras de Carvalho
Giselle dos Santos Ribeiro
 
04 GRUPO GESTOR ESCOLAR E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARÁ Neli M. da Costa Mesquita
Terezinha F.A. Monteiro dos Santos
 
05 PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ/PA (2013-2023) Raimundo Nonato Gaia Correa
Terezinha Fátima Andrade
Monteiro dos Santos
 
06 VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SANTANA-AP POR MEIO DA COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO: o que diz o PCCR? André Lins de Melo
Dalva Valente Guimarães Gutierres
 
07 A VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA MOVIMENTAÇÃO NA CARREIRA: Produção bibliográfica de 2007 a 2019 Dalva Valente Guimarães Gutierres
Thalia Barbosa Mendonça
Rubens da Costa Ferreira
08 A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA/RR – VALORIZAÇÃO OU CONTROLE? Maria Madalena Vieira da Silva
Soraya de Nazaré Camargo Vargas
Dalva Valente Guimarães Gutierres
09 A MOVIMENTAÇÃO NA CARREIRA COMO PARÂMETRO DE VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS/PA: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA A PROGRESSÃO FUNCIONAL Thalia Barbosa Mendonça
Dalva Valente Guimarães Gutierres
10 A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MARABÁ/PA: IMPACTOS E REFLEXOS NA CARREIRA DOCENTE Soraya de Nazaré Camargo Vargas
Joyce Cordeiro Rebelo
Dalva Valente Guimarães Gutierres
11 MARXISMO E SINDICALISMO DOCENTE: EM DEFESA DO TRABALHO E CONTRA A PROLETARIZAÇÃO DIGITAL DO TRABALHO DOCENTE Victor Fernando Ramos de Oliveira
André Rodrigues Guimarães
12 PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS 2016-2020, 2021-2024 E AS INICIATIVAS FINANCIÁVEIS PELA UNIÃO Keila Simone dos Anjos Ana Paula da Silva Carneiro Dalva Valente Guimarães Gutierres
13 RESTRIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: REFLEXÕES SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO PRIVADO! Luani Lobo da Gloria Maria Edilene da Silva Ribeiro
14 O IMPACTO DO FUNDEB NA IMPLEMENTAÇÃO DO PCCR DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DE ANANINDEUA/PA Marilene da Silva Feijão Pereira Alcemir Pantoja Rodrigues

GT 2 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO AUTOR (ES)  
1 GESTÃO EDUCACIONAL E O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO: ENTRE ORIENTAÇÕES LEGAIS E MATERIALIZAÇÃO Josafá da Conceição Clemente
Terezinha Fátima A. M. dos Santos
 
2 O REGIME DE COLABORAÇÃO E OS SISTEMAS DE ENSINO: UM MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS EM BELÉM DO PARÁ Marina Martins da Silva  
3 AS CORRELAÇÕES DE FORÇAS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Glaucia Amaral dos Santos  
4 O LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NOS ARTIGOS INDEXADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2011-2021) Amanda Oliveira de Almeida
Fabíola Bouth Grello Kato
 
5 CONTEXTO ATUAL POLÍTICO-ECONÔMICO BRASILEIRO, FINANCEIRIZAÇÃO E A ENTRADA DO GRUPO LAUREATE NO BRASIL Paulo Ítalo da Silva Laredo
Vera Lúcia Jacob Chaves
 
6 EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: UMA ANÁLISE EM EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO Thadson Duarte Figueredo
Jerffeson Miguel de Oliveira
Antonio Sousa Alves
 
7 PERSPECTIVA DE FUTURO DE ALUNOS CARIOCAS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO André William de Novais da Costa  
8 A POLÍTICA MUNICIPAL DE TRANSPORTE ESCOLAR DE BARCARENA Bruna Letícia Matos Lima
Dalva           Valente    Guimarães Gutierres
 
9 POLÍTICA     EDUCACIONAL “ESCOLA DIGNA” E O ENFRENTAMENTO À DESIGUALDADE SOCIAL NO MARANHÃO Fabrício dos Santos Ferreira  
10 A LÓGICA MERCANTIL DOS MATERIAIS DE APOIO NA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO Vinicius Renan Rigolin de Vicente Cassio Vale
Gilmar Pereira da Silva
11 O IDEB COMO REFERENCIAL DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA-PA Luiz Miguel Galvão Queiroz
Rafael da Silva Queiroz
Terezinha Sirley Ribeiro de Sousa
12 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: APONTAMENTOS INICIAIS Raquel de Moraes Azevedo
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
13 O LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE A FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA PLATAFORMA DIGITAL SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ON-LINE (SCIELO) Natália Camila Ferreira de Souza Fabíola Bouth Grello Kato
14 O NOVO IMPACTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DOS CONVÊNIOS DA UFPA José Augusto de Sousa
Fabíola Bouth Grello Kato
15 POLÍTICA PÚBLICA DE MEDIAÇÃO DE CONFLITO: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO EM COIVARAS/PI Clarice Alves de Oliveira
Siloah Jesseni Alves
Antônio Soares Alves
16 FUSÕES E AQUISIÇÕES POR REDES ESTRANGEIRAS NO MERCADO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO BRASILEIRO Samantha Castro Vieira de Souza
Vera Lúcia Jacob Chaves
17 A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Simone Bittencourt Braga
Terezinha Fátima A. M. Santos
18 A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL NOS ANOS DE 1990: UMA ANÁLISE DOS MARCOS NORMATIVOS ORIENTADORES Washington Luis Rocha Coelho
Fabíola Bouth Grello Kato
19 SUJEIÇÃO DO ESTADO AO MERCADO VIA PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO PARAENSE Cassio Vale
Vinicius Renan Rigolin de Vicente
Gilmar Pereira da Silva
20 PODER POLÍTICO LOCAL E A COMPOSIÇÃO SOCIAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO André do Nascimento Lima
Terezinha Fátima A. M. dos Santos
21 UM BREVE PANORAMA DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO GOVERNO BOLSONARO A PARTIR DA ANÁLISE ACERCA DO PERCURSO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO RICARDO VÉLEZ E ABRAHAM WEINTRAUB Paulo Ítalo da Silva Laredo
Gabriel Silva Braga
22 O ENSINO A DISTÂNCIA: MARCO REGULATÓRIO NO CONTEXTO NEOLIBERAL Maria Caroline Cavalcante dos Santos
Maria Edilene S Ribeiro
23 A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA UFOPA Fadya Lorena de Souza Moura
Maria Edilene S Ribeiro
24 AVALIAÇÃO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS SEGUNDO O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES Heloisa dos Santos Brasil
Maria Edilene S Ribeiro
25 A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL: UM PANORAMA DAS PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO Lilian Cristina Santos Araújo
Vera Lúcia Jacob Chaves
26 RANKING UNIVERSITÁRIO E GRUPOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE DUAS UNIVERSIDADES PARTICULARES DAS REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE Matheus Henrique Silva de Oliveira
27 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA PÓS CONSTITUIÇÃO DE 1988: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO(A) PROFESSOR(A) INDÍGENA Daniela de Fátima Ferraro Nunes
Vera Lúcia Jacob Chaves
28 A EXPANSÃO PRIVATISTA DO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO: O CASO DA COGNA EDUCAÇÃO Leila Maria Costa Sousa
Dayse Maria Henriques de Camargo
Vera Lúcia Jacob Chaves

GT 3 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE

TÍTULO DO TRABALHO AUTOR(ES)
01 A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS NARRATIVAS DE LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES Selma Costa Pena
Anna Paula de Oliveira de Abreu
Douglas Almeida de Oliveira
02 O PENSAMENTO DECOLONIAL NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO Alder de Sousa Dias
Waldir Ferreira de Abreu
03 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO NORTE Ana Claudia Ferreira Rosa
Arlete Maria Monte de Camargo
04 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA Glenda Caroline Meireles da Costa Rodrigues
Arlete Maria Monte de Camargo
05 PENSANDO A FORMAÇÃO DE DOCENTE DA GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA: UM OLHAR A PARTIR DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA Leonardo Pinto dos Santos
João Vitor Machado Trovão
06 DECOLONIALIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE MARACANÃ (PARÁ/AMAZÔNIA/BRASIL). Débora Renata Muniz Almeida
Waldir Ferreira de Abreu
07 REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO NA ATUALIDADE A PARTIR DE PAULO FREIRE Edla Mara Nogueira Vidal
Ruanne Fabricia Torres Ribeiro
Ivany Pinto
08 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO (ERE) Adriana Paula Costa Garcia
Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
09 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980 Ingrid Rayane Dias Rodrigues
Waldir Ferreira Abreu
10 A FORMAÇÃO E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Luciano Tadeu Corrêa Medeiros
Sonia Regina Dos Santos Teixeira
José Maria Soares Rodrigues
11 EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DOS PROFESSORES Bruna Laís DalcinOtt
Bruno Antonio Picoli
12 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAR O/A     PROFESSOR/A PARA CONTAR HISTÓRIAS NA SALA DE AULA Hevilly Geanne Corrdeiro do Nascimento
Waldir Ferreira de Abreu
13 O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA Ricardo Phillipe Lima Amaral
14 PROJETO DE EXTENSÃO: “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAS NAS ESCOLAS DE BELÉM II: MINICURSOS, OFICINAS E PALESTRAS” – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O QUE FOI EXECUTADO E O QUE HÁ PLANEJADO PARA ACONTECER. Yanka Ferreira Mendes
Waldir Ferreira de Abreu
15 UM MERGULHO DECOLONIAL NA ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS RIBEIRINHAS Maria Francisca Ribeiro Correa Waldir Ferreira Abreu
16 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NAS ESCOLAS DE BELÉM Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis
Waldir Ferreira de Abreu
17 AS BARREIRAS ENFRENTADAS PELO PESQUISADOR EM FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO SCRICTO SENSU Lilian C Rodrigues de Souza
Waldir Ferreira de Abreu
18 REFLEXÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ÁFRICA Elielma do Socorro Lobo dos Santos
Waldir Ferreira de Abreu
19 POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONSTRUINDO UM ESTADO DE CONHECIMENTO Vitoria Raquel Pereira de Souza
Severino Vilar de Albuquerque
20 A BNCC E A BNC-FP: PONTOS E CONTRAPONTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL* Marinalva Veras Medeiros
Waldir Ferreira de Abreu
21 A ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL* Lívia Maria Oliveira dos Santos Silva
Sônia Regina dos Santos Teixeira
22 PROFESSORA SIM, TIA NÃO: CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFICINA FORMATIVA PARA EDUCADORES/AS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA* Débora Renata Muniz Almeida
Deise Ferreira dos Santos
Yanka Ferreira Mendes
Waldir Ferreira de Abreu
23 A SALA DE AULA NA MINHA CASA – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES DO/A PROFESSOR/A PROSSEGUIR EM SUA FORMAÇÃO CONTINUADA E DE EXERCER O SEU TRABALHO NO MEIO DE UMA PANDEMIA* Deise Ferreira dos Santos
Waldir Ferreira de Abreu
24 UMA PRÁTICA ALFABETIZADORA NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO ÀS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS Denise Letícia do Nascimento Teixeira

GT 4 – POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.

TÍTULO DO TRABALHO AUTOR (ES)
01 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES RIBEIRINHOS E A TEORIA MARXISTA Marlo dos Reis
Salomão Antônio Mufarrej Hage
02 A ATUAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE COMO CONTEXTO DE EXPERIÊNCIAS Juliane Gomes de Sousa
Sônia Regina dos Santos Teixeira
03 TURMAS MULTISSERIADAS: O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Selma Costa Pena
Anna Paula de Oliveira de Abreu
Douglas Almeida de Oliveira

GT 5 – HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO AUTOR(ES)
01 POLÍTICA EDUCACIONAL PORTUGUESA NA AMAZÔNIA COLONIAL Jane Elisa Otomar Buecke
Sônia Maria da Silva Araújo
02 NOVAS PERSPECTIVAS NO PENSAR E ESCREVER A HISTÓRIA: NOVA HISTÓRIA E HISTÓRIA VISTA DE BAIXO Maria do Socorro da Silva Guimarães.
03 INTRODUÇÃO À CAPITALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO E SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO NA TEORIA DA ESCOLA DE REPRODUÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO Michel de Vilhena Ferreira
04 AS RELAÇÕES ENTRE CORPO, ESCOLARIZAÇÃO E ENSINO FUNDAMENTAL EM TESES E DISSERTAÇÕES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO NORTE Nilzi Regina Santos Cunha
Ivany Pinto Nascimento
05 TEORIAS DA EDUCAÇÃO: PROBLEMÁTICAS DO TECNICISMO E DAS TEORIAS REPRODUTIVISTAS Aline Moreira Cordeiro
Albert Alan de Sousa Cordeiro
06 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO À AVERSÃO AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL Ana de Luanda Borges Braz da Silva
07 EDUCANDO A JUVENTUDE EM BASES PATRIÓTICAS E CULTURAIS: PRÁTICAS FORMATIVAS DO ENSINO SECUNDÁRIO PARAENSE (1930-1945) Tayana Helena Cunha Silva
César Augusto Castro
08 ELEMENTOS DE LINGUAGEM E ARQUEOGENEALOGIA EM MICHEL FOUCAULT Michel de Vilhena Ferreira
Carlos Jorge Paixão
Damião Bezerra Oliveira

GT 06 – INCLUSÃO, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO

TITULO DO TRABALHO AUTOR (ES)
01 POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPES Marina Santos Pereira Santos
Lúcia Isabel Silva
02 INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 2020 Letícia de Jesus Pereira
Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro 
03 PEDAGOGIAS AMEFRICANAS: AS CONTRIBUIÇÕES DE LÉLIA GONZALEZ PARA UMA EDUCAÇÃO DA DIVERSIDADE Isabel Theresa Tavares Neri
Lúcia Isabel da Conceição Silva
04 COLONIALIDADE E VIOLÊNCIAS CONTRA AS JUVENTUDES NEGRAS BRASILEIRAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE. Mateus Souza dos Santos
Lúcia Isabel da Conceição Silva
05 DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR Silvio Santiago Vieira
Wilma Cristina Bernardo Fahd
Ivany Pinto Nascimento
06 AS EMOÇÕES, O COTIDIANO E O ENSINO NO CONTEXTO DE PANDEMIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES. Ivany Pinto Nascimento
07 A INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Cleumir Pereira Leal
Carlos Jorge Paixão
Claudianny Maria Galvão
Wilismar de Jesus Gonçalves
08 EXTREMA POBREZA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PORTEL, MARAJÓ, PARÁ Pedro Cabral da Costa
Sônia Maria da Silva Araújo
09 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO Ilma Fialho de Oliveira
Waldir Ferreira de Abreu
10 A PEDAGOGIA VISUAL E A INCLUSÃO DO SURDO NA ESCOLA REGULAR Gemma Galganni Pacheco da Silva
Márcia Raika e Silva Lima
11 O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO Karina Cristiane da Costa Lira
Manoela Cavaleiro de Machado
Igor Belo Santos
12 É TEMPO DE TRAVESSIA: DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL PARA A EDUCAÇÃO EMANCIPADORA Paula Maíra Alves Cordeiro
Lucia Isabel da Conceição Silva
13 RELAÇÕES DE BRANQUITUDE E BRANQUEAMENTO EM “UMA CIDADE DE BRANCOS” Franciele Levandovski Sinnott Silva
Renilda Vicenzi
14 INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 2020 Letícia de Jesus Pereira
Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
15 A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO FERRAMENTA NA EDIFICAÇÃO DE DISCURSOS ANTIRRACISTAS Alexssandro Schappo
Bruno Antonio Picoli
16 JUVENTUDE NEGRA E A LEI 10.639/2003: O ESTADO DA ARTE (2003-2021) Cintia Valéria Lima dos Reis
Lúcia Isabel da Conceição Silva
17 ENLACES E SENTIDOS: REFLEXÕES CRÍTICAS      SOBRE       GÊNERO      E EDUCAÇÃO Andréa Silva Vieira
Ivany Pinto
18 A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTADO DO ACRE X MUNICÍPIO DE RIO BRANCO José Júnior Pereira Araújo
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa