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2002 – 1º Seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo

Finalidade:

Consolidar as temáticas centrais como áreas de estudos e pesquisas, de fortalecer os canais abertos de diálogos científicos entre as instituições, de socializar a produção científica e de fortalecer as ações desenvolvidas nos espaços de estudos pós- graduados no Estado do Pará.

Temática: A Pesquisa em Educação nas áreas de Políticas Públicas Educacionais e Currículo.

Data: 16, 17 e 18 de dezembro

2003 – 2º Seminário de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Congregar pesquisadores envolvidos com a discussão das possibilidades investigativas no âmbito das políticas públicas educacionais e do currículo a fim de refletir sobre as perspectivas teórico-metodológicas e de ação política nesses campos;

Estabelecer conexões entre o cenário mais amplo que atravessa as discussões das políticas educacionais e do currículo e as peculiaridades da realidade educacional no contexto amazônico.

Temática: Não houve tema.

Data: 16 e 17 de dezembro

2004 – 3º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Congregar pesquisadores envolvidos com a discussão das possibilidades investigativas no âmbito das políticas públicas educacionais e do currículo a fim de refletir sobre as perspectivas teórico-metodológicas e de ação política nesses campos;

Estabelecer conexões entre o cenário mais amplo que atravessa as discussões das políticas educacionais e do currículo e as peculiaridades da realidade educacional no contexto amazônico.

Temática: Não houve tema.

Data: 09 e 10 de dezembro.

2005 – 4º Seminário de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Possibilitar aos pesquisadores (as), docentes, discentes e demais interessados um espaço de interlocução, reflexão e análise das tendências curriculares e políticas públicas educacionais.

Temática: Políticas Públicas Educacionais e Currículo: Perspectivas contemporâneas.

Data: 15 e 16 de dezembro.

2006 – 5º Seminário de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Possibilitar a socialização e o intercâmbio de pesquisas científicas e experiências acadêmicas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e outros Programas de Pós-Graduação afins do Estado e da Região Norte, abrindo espaço para a reflexão e acompanhamento sobre o que vem sendo produzido no campo das políticas educacionais e do currículo.

Temática: Universidade e Educação Básica no Estado do Pará.

Data: 30 de novembro e 01 de dezembro.

2007 – 6º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Possibilitar a socialização e o intercâmbio de pesquisas científicas e experiências acadêmicas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e outros Programas de Pós-Graduação do País, tendo como eixo norteador a avaliação do Projeto Educacional do PPGED- Universidade Federal do Pará.

Temática: Avaliação da Pós-Graduação em Educação.

Data: 4, 5, 6 e 7 de dezembro.

2008 – 7º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Congregar os intelectuais da educação para consolidar a experiência de intercâmbio no âmbito das pesquisas científicas; Compartilhar experiências acadêmicas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e de outros Programas de Pós-Graduação do País, incorporando como fio condutor as Estratégias Investigativas na Construção do Conhecimento nos campos das Políticas Educacionais e Currículo e Formação de Professores.

Temática: Estratégias Investigativas na Construção do Conhecimento Científico nos campos das Políticas Públicas Educacionais e Currículo e Formação de Professores.

Data: 17, 18 e 19 de dezembro.

2009 – 8º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Congregar docentes e pesquisadores que investigam sobre a educação para compartilhar suas experiências e produções acadêmicas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e de outros Programas de Pós-Graduação do País, incorporando como fio condutor a relação entre a ética e a produção do conhecimento e seus desdobramentos nos campos da regulação das políticas públicas educacionais.

Temática: Ética e regulação no currículo e nas políticas educacionais.

Data: 14, 15 e 16 de dezembro.

2010 – 9º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Estabelecer intercâmbios insterinstitucionais e científicos entre os Programas de Pós-Graduação da área de Educação; Fortalecer as Linhas de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e a de Currículo e Formação de Professores, bem como os Núcleos e Grupos de Pesquisa existentes no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA; Refletir a respeito dos principais paradigmas que orientam a formação dos pesquisadores em educação; Discutir as Políticas Científicas Oficiais adotadas pela CAPES no intuito de estimular a formação dos pesquisadores na área de educação; Analisar as políticas de expansão da pós-graduação em educação e seus desdobramentos no preparo científico dos pesquisadores dessa área de concentração; Socializar a produção científica concernente aos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos docentes, assim como aquelas derivadas das investigações conduzidas pelos sujeitos em formação e aprimoramento acadêmico nos níveis do Mestrado e Doutorado.

Temática: Expansão da pós-graduação em educação e a formação axiológica dos pesquisadores: Dimensões ético- político-epistemológicas.

Data: 15, 16 e 17 de dezembro.

2011 – 10º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Reunir professores, alunos e ex-alunos, como também, pesquisadores renomados no campo da educação no Brasil e no Exterior convidados para socializar os resultados de suas investigações no âmbito das Linhas de Pesquisa do Programa e promover ações e articulações com pesquisadores de outros países afim de promover intercâmbios internacionais fortalecendo a produção do conhecimento.

Temática: Não houve tema.

Data: 07, 08 e 09 de dezembro.

2012 – 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo

Finalidade:

Reunir professores, alunos e ex-alunos, como também, pesquisadores renomados no campo da educação no Brasil e no Exterior convidados para socializar os resultados de suas investigações no âmbito das Linhas de Pesquisa do Programa e promover ações e articulações com pesquisadores de outros países afim de promover intercâmbios internacionais fortalecendo a produção do conhecimento.

Temática: Não houve tema.

Data: 15, 16 e 17 de dezembro

2014 – 12º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores

Finalidade:

Refletir sobre a produção do conhecimento no campo das políticas públicas educacionais, da cultura e da formação de professores; e indicar possibilidades de intervenção nesses campos epistemológicos e sociais que oportunizem a materialização da cidadania ativa e o fortalecimento da esfera pública, assumindo a responsabilidade com a formação de sujeitos críticos, a partir de seu lugar, e, ao mesmo tempo, capaz de colocar-se e entender-se em relação e integração com outros sujeitos e espaços sócio-políticos e culturais, em escala local e global, considerando as conflitualidades existentes e fortalecendo uma cultura política participativa e protagonista na sociedade.

Temática: POLÍTICAS, CULTURAS E FORMAÇÃO – NOVAS CONFIGURAÇÕES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI.

Data: 25,26 e 27 de novembro.

2017 – 13º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores

Finalidade:

O objetivo é refletir sobre as políticas de avaliação da pós-graduação na área da educação num contexto de internacionalização da produção do conhecimento no campo das políticas públicas educacionais, da cultura e da formação de professores, com vistas à melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação em educação e da produção do conhecimento em educação de forma a promover o fortalecimento da esfera pública.

Temática: Internacionalização e Políticas de Avaliação da Pós- Graduação em Educação.

Data: 22 a 24 de novembro.

2019 – 14º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores

Finalidade:

Os eventos têm por finalidade promover debates e reflexões sobre os desafios e óbices à garantia do direito humano à educação pública de qualidade, tal como preconizado na Carta Constitucional de 1988. A expectativa é possibilitar a reflexão sobre o papel da educação na concretização do projeto de democrático do Brasil, proposto pela Constituição cidadã, situando tais reflexões no cenário de crise das democracias contemporâneas ao redor do mundo. O evento busca debater estas questões no âmbito das políticas públicas educacionais, das relações entre cultura e educação e da formação de professores.

Temática: Direito à educação pública e a crise da democracia.

Data: 25, 26 e 27 de novembro