Apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalho – GT 01

14/12/21

SALA 1 (14.12.21) – 13h30 às 15h30

Coordenador: Prof. Antônio Alves

Coordenação de tecnologia: Raimundo Nonato e Maria Madalena

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR(ES)
01A GESTÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017Alice Raquel Maia Negrão Maria do Socorro Vasconcelos  Pereira
02GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DE ALTAMIRA/PAJaqueline Costa Mendes Raimundo  Sousa
03UM CAMPO DE LUTA NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS ESFORÇOS ERIGIDOS PELA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBAJefferson Felgueiras de Carvalho  Giselle dos Santos Ribeiro
04GRUPO GESTOR ESCOLAR E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARÁNeli M. da Costa Mesquita Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
05PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ/PA (2013-2023)Raimundo Nonato Gaia Correa Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

SALA 2 (14.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profa. Dalva Valente 

Coordenação de tecnologia: Ana Paula

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SANTANA-AP POR MEIO DA COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO: o que diz o PCCR?André Lins de Melo Dalva Valente Guimarães Gutierres
2A VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA MOVIMENTAÇÃO NA CARREIRA: Produção bibliográfica de 2007 a 2019Dalva Valente Guimarães Gutierres Thalia Barbosa Mendonça Rubens da Costa Ferreira
3A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE BOA VISTA/RR – VALORIZAÇÃO OU CONTROLE?Maria Madalena Vieira da Silva Soraya de Nazaré Camargo Vargas Dalva Valente Guimarães Gutierres
4A MOVIMENTAÇÃO NA CARREIRA COMO PARÂMETRO DE VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS/PA: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA A PROGRESSÃO FUNCIONALThalia Barbosa Mendonça Dalva Valente Guimarães Gutierres
5A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MARABÁ/PA: IMPACTOS E REFLEXOS NA CARREIRA DOCENTESoraya de Nazaré Camargo Vargas Joyce Cordeiro Rebelo Dalva Valente Guimarães Gutierres

15/12/21

SALA 1 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profa. Dalva Valente

Coordenação de tecnologia: Raimundo Nonato e Maria Madalena

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1MARXISMO E SINDICALISMO DOCENTE: EM DEFESA DO TRABALHO E CONTRA A PROLETARIZAÇÃO DIGITAL DO TRABALHO DOCENTEVictor Fernando Ramos de Oliveira André Rodrigues Guimarães
2PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS 2016-2020, 2021-2024 E AS INICIATIVAS FINANCIÁVEIS PELA UNIÃOKeila Simone dos Anjos Ana Paula da Silva Carneiro Dalva Valente Guimarães Gutierres
3RESTRIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: REFLEXÕES SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO PRIVADO!Luani Lobo da Gloria Maria Edilene da Silva Ribeiro
4O IMPACTO DO FUNDEB NA IMPLEMENTAÇÃO DO PCCR DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DE ANANINDEUA/PAMarilene da Silva Feijão Pereira Alcemir Pantoja Rodrigues

Apresentação de trabalho – GT 02

14/12/21

SALA 1 (14.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profa. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

Coordenação de tecnologia:  Samantha de Souza

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1GESTÃO EDUCACIONAL E O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO: ENTRE ORIENTAÇÕES LEGAIS E MATERIALIZAÇÃOJosafá da Conceição Clemente  Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
2O IDEB COMO REFERENCIAL DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA-PA Luiz Miguel Galvão Queiroz  Rafael da Silva Queiroz Terezinha Sirley Ribeiro de Sousa
3AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO      DA     GESTÃO     ESCOLAR: APONTAMENTOS INICIAISRaquel de Moraes Azevedo Terezinha Fátima Andrade  Monteiro dos Santos
4PODER       POLÍTICO        LOCAL       E       A COMPOSIÇÃO SOCIAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃOAndré do Nascimento Lima Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
5POLÍTICA       EDUCACIONAL       “ESCOLA DIGNA”     E     O     ENFRENTAMENTO       À DESIGUALDADE    SOCIAL          NO MARANHÃOFabrício dos Santos Ferreira

SALA 2 (14.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenador: Prof. Gilmar Pereira da Silva

Coordenação de tecnologia: Leila Sousa e Dayse Camargo

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

 TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1A LÓGICA MERCANTIL DOS MATERIAIS DE APOIO NA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSOVinicius Renan Rigolin de Vicente Cassio Vale Gilmar Pereira da Silva
2POLÍTICA PÚBLICA DE MEDIAÇÃO DE CONFLITO: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO EM COIVARAS/PIClarice Alves de Oliveira   Siloah Jesseni Alves Antônio Soares Alves
3PERSPECTIVA DE FUTURO DE ALUNOS CARIOCAS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIOAndré William de Novais da  Costa
4SUJEIÇÃO DO ESTADO AO MERCADO VIA PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO PARAENSECassio Vale Vinicius Renan Rigolin de Vicente Gilmar Pereira da Silva

SALA 3 (14.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profa. Goreth Cabral

Coordenação de tecnologia: Amanda Oliveira

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

  TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1O     ENSINO     A     DISTÂNCIA:      MARCO REGULATÓRIO       NO      CONTEXTO NEOLIBERALMaria Caroline Cavalcante dos Santos Maria Edilene S. Ribeiro
2A GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA UFOPAFadya           Lorena    de    Souza Moura Maria Edilene S. Ribeiro
3AVALIAÇÃO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS SEGUNDO O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAESHeloisa dos Santos Brasil  Maria Edilene S. Ribeiro
4RANKING UNIVERSITÁRIO E GRUPOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE DUAS UNIVERSIDADES PARTICULARES DAS REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTEMatheus Henrique Silva de       Oliveira

15/12/21

SALA 1 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profa. Vera Jacob

Coordenação de tecnologia: Samantha de Souza

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1O LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NOS ARTIGOS INDEXADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2011-2021)Amanda Oliveira de Almeida Fabíola Bouth Grello Kato
2A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS    DE                                 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁSimone Bittencourt Braga Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
3A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL NOS ANOS DE 1990: UMA ANÁLISE DOS MARCOS NORMATIVOS ORIENTADORESWashington             Luis     Rocha Coelho Fabíola Bouth Grello Kato
4O LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE A FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA PLATAFORMA DIGITAL SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ON-LINE (SCIELO)Natália Camila Ferreira de Souza Fabíola Bouth Grello Kato
5O     NOVO      IMPACTO      DE     CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DOS CONVÊNIOS DA UFPAJosé Augusto de Sousa Fabíola Bouth Grello Kato

SALA 2 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profa. Alda Castro

Coordenação de tecnologia: Leila Sousa e Dayse Camargo

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1CONTEXTO ATUAL POLÍTICO- ECONÔMICO                            BRASILEIRO, FINANCEIRIZAÇÃO E A ENTRADA DO GRUPO LAUREATE NO BRASIL Paulo Ítalo da Silva Laredo   Vera Lúcia Jacob Chaves
2FUSÕES E AQUISIÇÕES POR REDES ESTRANGEIRAS NO MERCADO DO ENSINO             SUPERIOR             PRIVADO BRASILEIROSamantha Castro Vieira de Souza Vera Lúcia Jacob Chaves
3A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL: UM PANORAMA DAS PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃOLilian Cristina Santos Araújo   Vera Lúcia Jacob Chaves
4A EXPANSÃO PRIVATISTA DO ENSINO SUPERIOR E BÁSICO: O CASO DA COGNA EDUCAÇÃOLeila Maria Costa Sousa Dayse Maria Henriques de Camargo Vera Lúcia Jacob Chaves
5POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA PÓS CONSTITUIÇÃO DE 1988: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO(A) PROFESSOR(A) INDÍGENADaniela de Fátima Ferraro Nunes Vera Lúcia Jacob Chaves

SALA 3 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenador: Prof. André Guimarães

Coordenação de tecnologia: Ivone Cabral

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1O REGIME DE COLABORAÇÃO E OS SISTEMAS DE ENSINO: UM MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS EM BELÉM DO PARÁMarina Martins da Silva
2AS CORRELAÇÕES DE FORÇAS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARGlaucia Amaral dos Santos
3A         POLÍTICA          MUNICIPAL           DE TRANSPORTE               ESCOLAR              DE BARCARENABruna Letícia Matos Lima Dalva Valente            Guimarães Gutierres
4UM BREVE PANORAMA DA POLÍTICA EDUCACIONAL            DO           GOVERNO BOLSONARO A PARTIR DA ANÁLISE ACERCA DO PERCURSO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO RICARDO VÉLEZ E ABRAHAM WEINTRAUBPaulo Ítalo da Silva Laredo Gabriel Silva Braga
5EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: UMA ANÁLISE      EM     EDUCAÇÃO      SOB      A PERSPECTIVA         DO      MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICOThadson Duarte Figueredo  Jerffeson Miguel de Oliveira  Antonio Sousa Alves

Apresentação de trabalho – GT 03

14/12/21

SALA 1 (14.12.21) – 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profª Drª. Arthane Menezes Figueiredo

Coordenação de tecnologia: Daniel Corrêa e Ana Paula Carneiro

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
01A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS NARRATIVAS DE LEITURA DE FUTUROS PROFESSORES           Selma Costa Pena
Anna Paula de Oliveira de Abreu
Douglas Almeida de Oliveira
02EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DOS PROFESSORES  Bruna Laís Dalcinott
Bruno Antonio Picoli
03CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAR O/A     PROFESSOR/A PARA CONTAR HISTÓRIAS NA SALA DE AULA  Hevilly Geanne Corrdeiro do Nascimento
Waldir Ferreira de Abreu
04A BNCC E A BNC-FP: PONTOS E CONTRAPONTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTILMarinalva Veras Medeiros
Waldir Ferreira de Abreu
05A ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALLívia Maria Oliveira dos Santos Silva
Sônia Regina dos Santos Teixeira

SALA 2 (14.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profª Drª Leila Camargo    

Coordenação de tecnologia: Lília Rodrigues

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1O PENSAMENTO DECOLONIAL NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO                                 Alder de Sousa Dias
Waldir Ferreira de Abreu
2DECOLONIALIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE MARACANÃ (PARÁ/AMAZÔNIA/BRASIL).Débora Renata Muniz Almeida
Waldir Ferreira de Abreu
3PROJETO DE EXTENSÃO: “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAS NAS ESCOLAS DE BELÉM II: MINICURSOS, OFICINAS E PALESTRAS” – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O QUE FOI EXECUTADO E O QUE HÁ PLANEJADO PARA ACONTECERYanka Ferreira Mendes
Waldir Ferreira de Abreu
4UM MERGULHO DECOLONIAL NA ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS RIBEIRINHAS  Maria Francisca Ribeiro Correa Waldir Ferreira Abreu
5FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA ESCOLA BRAGANTINADaniel Rodrigues Corrêa Waldir Ferreira de Abreu

SALA 3 (14.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenador: Prof. Benedito Ferreira Prof. Benedito Ferreira

Coordenação de tecnologia: Ivône Cabral

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO NORTE  Ana Claudia Ferreira Rosa
Arlete Maria Monte de Camargo
2REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO (ERE)Adriana Paula Costa Garcia
Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
3A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980Ingrid Rayane Dias Rodrigues
Waldir Ferreira Abreu
4A FORMAÇÃO E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁLuciano Tadeu Corrêa Medeiros
Sonia Regina Dos Santos Teixeira
José Maria Soares Rodrigues
5AS BARREIRAS ENFRENTADAS PELO PESQUISADOR EM FORMAÇÃO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO SCRICTO SENSULilian C Rodrigues de Souza
Waldir Ferreira de Abreu

15/12/21

SALA 1 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora: Profª Drª Arlete Maria Monte de Camargo

Coordenação de tecnologia: Enizete Andrade

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NAS ESCOLAS DE BELÉM Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis
Waldir Ferreira de Abreu
2REFLEXÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ÁFRICAElielma do Socorro Lobo dos Santos
Waldir Ferreira de Abreu
3POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONSTRUINDO UM ESTADO DE CONHECIMENTOVitoria Raquel Pereira de Souza
Severino Vilar de Albuquerque
4PROFESSORA SIM, TIA NÃO: CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFICINA FORMATIVA PARA EDUCADORES/AS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICADébora Renata Muniz Almeida
Deise Ferreira dos Santos
Yanka Ferreira Mendes

5UMA PRÁTICA ALFABETIZADORA NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO ÀS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENSDenise Letícia do Nascimento Teixeira        

SALA 2 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora:  Profª Drª. Arthane Menezes Figueiredo

Coordenação de tecnologia: Daniel Corrêa e Ana Paula Carneiro

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANAGlenda Caroline Meireles da Costa Rodrigues
Arlete Maria Monte de Camargo
2REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO NA ATUALIDADE A PARTIR DE PAULO FREIREEdla Mara Nogueira Vidal
Ruanne Fabricia Torres Ribeiro
Ivany Pinto
3A SALA DE AULA NA MINHA CASA – RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES DO/A PROFESSOR/A PROSSEGUIR EM SUA FORMAÇÃO CONTINUADA E DE EXERCER O SEU TRABALHO NO MEIO DE UMA PANDEMIADeise Ferreira dos Santos
Waldir Ferreira de Abreu
4O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARicardo Phillipe Lima Amaral
5PENSANDO A FORMAÇÃO DE DOCENTE DA GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA: UM OLHAR A PARTIR DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICALeonardo Pinto dos Santos
João Vitor Machado Trovão

Apresentação de trabalho – GT 04

14/12/21

SALA 1 (14.12.21) – 13h30 às 15h30

Coordenador: Prof. Waldir Abreu

Coordenação tecnológica: Elielma Lobo

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
01A     FORMAÇÃO      DE     PROFESSORES RIBEIRINHOS E A TEORIA MARXISTAMarlo dos Reis Salomão Antônio Mufarrej Hage
02A ATUAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE COMO CONTEXTO DE EXPERIÊNCIASJuliane Gomes de Sousa Sônia Regina dos Santos Teixeira
03TURMAS MULTISSERIADAS: O LIVRO DIDÁTICO     DE     ALFABETIZAÇÃO      E LETRAMENTOSelma Costa Pena Anna Paula de Oliveira de Abreu Douglas Almeida de Oliveira

Apresentação de trabalho – GT 05

14/12/21

SALA 1 (14.12.21) – 13h30 às 15h30

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Jorge Paixão

Coordenação de tecnologia: Jane Buecke

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
01EDUCAÇÃO E JUVENTUDE EM BASES PATRIÓTICAS E CULTURAIS: PRÁTICAS FORMATIVAS DO ENSINO SECUNDÁRIO PARAENSE (1930-1945)Tayana Helena Cunha silva César Augusto Castro
02 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO À AVERSÃO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL [ANA LUANDA BORGES BRAZ SILVA].   Ana Luanda Borges Braz Silva  
03ELEMENTOS DE LINGUAGEM E ARQUEOGENEALOGIA EM MICHEL FOUCAULT Michel Vilhena Ferreira Carlos Jorge Paixão Damião Bezerra Oliveira  
04INTRODUÇÃO À CAPITALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO E SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO NA TEORIA DA ESCOLA DE REPRODUÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO Michel de Vilhena Ferreira  

15/12/21

SALA 1 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira

Coordenação de tecnologia: Jane Buecke

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1POLÍTICA EDUCACIONAL PORTUGUESA NA AMAZÔNIA COLONIALJane Elisa Otomar Bueckee Sônia Maria da Silva Araújo  
2NOVAS PERSPECTIVAS NO PENSAR E ESCREVER A HISTÓRIA: NOVA HISTÓRIA E HISTÓRIA VISTA DE BAIXO   Maria do Socorro da Silva Guimarães
3TEORIAS DA EDUCAÇÃO: PROBLEMÁTICAS DO TECNICISMO E DAS TEORIAS REPRODUTIVISTASAline Moreira Cordeiro Albert de Sousa Cordeiro.  
4AS RELAÇÕES ENTRE CORPO, ESCOLARIZAÇÃO E ENSINO FUNDAMENTAL EM TESES E DISSERTAÇÕES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO NORTENilzi Regina Santos Cunha Ivany Pinto Nascimento  

Apresentação de trabalho – GT 06

14/12/21

SALA 1 (14.12.21) – 13h30 às 15h30

Coordenadoras: Profa. Dra. Helena Cristina Queiroz Simões

                            Profa. Ma. Isabell Theresa Tavares Neri

Coordenação de tecnologia: Raquel Azevedo

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
01POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DE TESES DO PORTAL CAPESMarina Santos Pereira Santos Lúcia Isabel da Conceição Silva
02A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO FERRAMENTA NA EDIFICAÇÃO DE DISCURSOS ANTIRRACISTASAlessandro Schappo Bruno Antonio Picoli  
03COLONIALIDADE E VIOLÊNCIAS CONTRA AS JUVENTUDES NEGRAS BRASILEIRAS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE.  Mateus Souza dos Santos Lúcia Isabel da Conceição Silva
04RELAÇÕES DE BRANQUITUDE E BRANQUEAMENTO EM “UMA CIDADE DE BRANCOS”Franciele Levandovski Sinnott Silva RenildaVicenzi
05JUVENTUDE NEGRA E A LEI 10.639/2003: O ESTADO DA ARTE (2003-2021)  Cintia Valéria Lima dos Reis Lúcia Isabel da Conceição Silva

SALA 2 (14.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadoras: Profa.Dra. Eliana do socorro de Brito Paixão

                             Profa. Ma. Wilma Cristina Bernardo Fahd

Coordenação de tecnologia: Raquel Azevedo

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1A PEDAGOGIA VISUAL E A INCLUSÃO DO SURDO NA ESCOLA REGULARGemma Galganni Pacheco da Silva Márcia Raika e Silva Lima
2AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTOIlma Fialho de Oliveira Waldir Ferreira de Abreu
3INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 2020 Letícia de Jesus Pereira Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
4DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIORSilvio Santiago-Vieira Wilma Cristina Bernardo Fahd Ivany Pinto Nascimento
5O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO  Karina Cristiane da Costa Lira Manoela Cavaleiro de Machado Beltrão Igor Belo Santos

15/12/21

SALA 1 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadores:  Prof. Dr. Alexandre Adalberto Pereira

                             Profa. Ma. Isabell Theresa Tavares Neri

Coordenação de tecnologia: Pedro Cabral e André Melo

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1PEDAGOGIAS AMEFRICANAS: AS CONTRIBUIÇÕES DE LÉLIA GONZALEZ PARA UMA EDUCAÇÃO DA DIVERSIDADEIsabell Theresa Tavares Neri Lúcia Isabel da Conceição Silva
2É TEMPO DE TRAVESSIA: DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL PARA A EDUCAÇÃO EMANCIPADORAPaula Maíra Alves Cordeiro Lúcia Isabel Da Conceição Silva
3AFETIVIDADE E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS PRODUÇÕES ACADÊMICASIzabela de Souza Atar Sônia Eli Cabral Rodrigues
4EDUCAÇÃO OUTRA: DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIALMaria Helena de Lima Aood Waldir Ferreira de Abreu
5GÊNERO E LETRAMENTO: ANIMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.Thais Marcele Fiel da Silva Ana de Luanda Borges Braz da Silva

SALA 2 (15.12.21) 13h30 às 15h30

Coordenadora:  Profa. Dra. Ivany Pinto Nascimento

                            Profa. Ma. Andréea Silva Vieira

Coordenação de tecnologia: Andréea Vieira

Obs: Os/As autores/as receberão o link, via e-mail

TÍTULO DO TRABALHOAUTOR (ES)
1AS EMOÇÕES, O COTIDIANO E O ENSINO NO CONTEXTO DE PANDEMIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES.Ivany Pinto Nascimento
2EXTREMA POBREZA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PORTEL, MARAJÓ, PARÁPedro Cabral Da Costa Sônia Maria Da Silva Araújo
3ENLACES E SENTIDOS: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃOAndréa Silva Vieira Ivany Pinto Nascimento
4A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTADO DO ACRE X MUNICÍPIO DE RIO BRANCOJosé Júnior Pereira Araújo Ademárcia Lopes De Oliveira Costa
5A INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORESCleumir Pereira Leal Carlos Jorge Paixão Claudianny Maria Galvão Wilismar de Jesus Gonçalves